O Dia de Finados, celebrado neste domingo (2), deve movimentar a economia local, especialmente entre os comerciantes que atuam nos arredores dos cemitérios de Boa Vista. A expectativa é que as vendas deste ano superem as do ano passado.
Durante a semana, o movimento ainda é considerado tranquilo, mas os vendedores já se preparam para a maior procura nos próximos dias. Dona Elzanildes Alves, de 82 anos, trabalha há 18 anos com a venda de flores e conta que o fluxo costuma aumentar na véspera do feriado.
“Por enquanto está tudo mais calmo, o pessoal costuma deixar para comprar perto do dia mesmo. Muita gente evita levar antes porque tem medo de que as flores desapareçam do túmulo. Então, o movimento maior vem nos dois últimos dias”, explicou.
Apesar do início tímido, Elzanildes mantém o otimismo. “Todo ano a gente pensa que vai ser fraco, mas no fim sempre melhora. Tenho fé que este ano vai ser bom também.”

Foto: Kayla Silva
Outro comerciante que aproveita a data é Antony João, de 19 anos, que trabalha ao lado da mãe na confecção e venda de flores e guirlandas. “É tudo feito à mão, só eu e minha mãe. Começamos a produção há cerca de um mês e já vendemos boa parte, mas ainda estamos fazendo mais para dar conta da procura,” contou.

Foto: Kayla Silva
Além das flores e velas, o período também representa uma oportunidade de renda extra para prestadores de serviços autônomos. Muitos oferecem limpeza e manutenção dos túmulos, garantindo que tudo esteja pronto para as homenagens e visitas no Dia de Finados.
 
                 
                                                                     
                                                     
                                                                     
                                         
                                         
                                         
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                            
Comentários: