Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Direitos Humanos

Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas

Demarcação de terras é uma das principais lutas indígenas dos últimos anos

Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Hoje 7 de fevereiro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas, uma data que não apenas reforça as batalhas históricas, mas também as contemporâneas enfrentadas por essas comunidades em busca de reconhecimento, respeito e garantia de seus direitos fundamentais.

A data, escolhida em homenagem ao Guarani Sepé Tiaraju, morto em 7 de fevereiro de 1756 durante a batalha de Caiboaté, destaca a luta dos povos indígenas pelo direito à terra, preservação da cultura e tradições, além da demarcação de terras, uma das principais reivindicações dos últimos anos.

Com terras sendo invadidas, os povos indígenas e as comunidades tradicionais têm enfrentado lutas árduas e cobrado órgãos públicos pela demarcação de terras e por medidas mais rigorosas contra invasores. Em 2021, foram registradas 305 ocorrências de invasões, exploração ilegal e danos ao patrimônio em 226 terras indígenas, segundo o relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil, publicado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Esses crimes estão diretamente ligados a garimpos ilegais, grilagem, caças nos territórios, exploração ilegal de madeira e pesca, muitas vezes acompanhados de violência, incluindo ataques armados que resultam na morte de homens, mulheres e crianças indígenas, como nos casos recentes dos povos Munduruku, no Pará, e Yanomami, em Roraima e Amazonas.

Em Roraima, estado marcado pela presença de diversas comunidades indígenas, os desafios são ainda mais evidentes, com constantes conflitos territoriais e pressões externas sobre as terras indígenas, ameaçando não apenas a integridade territorial, mas também a sobrevivência cultural e física desses povos.

Além da demarcação territorial, a celebração do Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas destaca a importância de garantir outros direitos fundamentais, como acesso à saúde, educação, preservação cultural e proteção ambiental. O respeito à diversidade é fundamental para construir uma sociedade mais justa e inclusiva, reconhecendo os povos indígenas como parte integrante e protagonista da história e cultura brasileiras.

FONTE/CRÉDITOS: Libia López
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)