Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Dom Evaristo Spengler: A Amazônia nos Questiona

Discurso importante na 61ª Assembleia Geral da CNBB Revela Desafios e Chamados Urgentes para a Região Amazônica.

Dom Evaristo Spengler: A Amazônia nos Questiona
CNBB
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em São Paulo, Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo da Diocese de Roraima e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) Brasil, proferiu um discurso sob o tema "A Amazônia nos Questiona". REPAM integra os nove estados brasileiros da Amazônia legal, e também a Conferência Episcopal para a Amazônia (CEAMA), parte dos nove países da Pan -Amazônia. As palavras de Dom Evaristo ecoaram como um chamado urgente para a conscientização e ação em prol da região amazônica e seus habitantes.

Dom Evaristo começou sua fala destacando a importância vital da Amazônia para o equilíbrio ambiental do planeta, enfatizando que sem ela, todos os biomas estarão irremediavelmente comprometidos. Ele alertou para os desafios enfrentados pelos povos amazônicos e pela natureza exuberante e sensível da região, marcada por violações históricas e estruturais de direitos humanos e ambientais.

O discurso abordou uma série de questões críticas, incluindo a pressão ilegal do garimpo, da mineração e do agronegócio sobre os territórios indígenas, o avanço do narcotráfico nas aldeias e territórios amazônicos, a expansão agrícola descontrolada e os impactos devastadores do desmatamento e da contaminação por agrotóxicos e mercúrio.

''São serias as consequências dessa longa estiagem de seca na Amazônia, especialmente no ano passado e para a Roraima também, no início desse ano até março. Isso gerou muitas calamidades, mortandade de peixes, perda de produção agrícola, prejuízo da pesca artesanal e da produção de mandioca e de outros alimentos.'' Destacou Dom Evaristo.

No discurso ele resaltou a necessidade de ação urgente e colaborativa para enfrentar esses desafios, destacando as fortalezas e resistências dos povos da Amazônia, como a luta pela defesa dos territórios indígenas, a autosustentação das comunidades, o trabalho de reflorestação e agroecologia, entre outros. ''É preocupante a situaçãodos indígenas Yanomamis, como estão sofrendo com o ataque dos garimpeiros. Muita doença, muita fome, muita desnutrição. Como a Amazônia está sendo tomada cada vez mais pelo agrotóxico e pelo mercúrio, nós temos, é claro, muitas possibilidades e potencialidades à nossa vista.''

O bispo de Roraima concluiu seu discurso convocando a Igreja a se unir aos povos da Amazônia em suas lutas e esperanças, destacando a importância da sinodalidade e do anúncio missionário para promover uma "civilização do amor" e construir um mundo de paz e justiça.

O discurso de Dom Evaristo na Assembleia da CNBB ressoou como um apelo à consciência coletiva e à solidariedade global em defesa da Amazônia e de seus habitantes. Suas palavras ecoam como um chamado à ação para todos aqueles que se preocupam com o futuro do planeta e das gerações futuras.

FONTE/CRÉDITOS: Dom Evaristo Espengler, Bispo de Roraima
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)