Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Dom Vanthuy celebra sua primeira Semana Santa na diocese de São Gabriel da Cachoeira

Na região mais indígena do Brasil, Vanthuy declara: “Ser solidário com os abandonados deste mundo”.

Dom Vanthuy celebra sua primeira Semana Santa na diocese de São Gabriel da Cachoeira
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Dom Raimundo Vanthuy Neto chegou em São Gabriel no mês de fevereiro e está vivendo sua primeira Semana Santa como bispo da diocese mais indígena do Brasil. Neste Domingo de Ramos, o bispo de São Gabriel da Cachoeira estacou dois assuntos em sua homilia, que considera muito importantes para os povos do Rio Negro.

Em primeiro lugar, contemplando Jesus que é abandonado, o bispo disse que “quem segue Jesus, quem é discípulo dele se faz companhia dos abandonados desta terra". Contemplando a realidade do Alto Rio Negro, dom Vanthuy disse que “se faz companhia a quem está abandonado na experiência difícil do álcool, da bebida, tão forte no Rio Negro, se faz companhia às famílias que passam por situações difíceis de abandono na cidade pela experiência das políticas públicas que não chegam no interior, de modo especial para os povos indígenas”.

Dom Vanthuy disse que “lembrar Jesus abandonado nas mãos do Pai é também nos abandonarmos a Ele também nas horas difíceis da vida, mas experimentarmos, ser solidários com os abandonados deste mundo”. Segundo o bispo, “não é possível seguir Jesus, aquele que se lançou abandonado nas mãos do Pai, sem se colocar do lado dos abandonados

Em segundo lugar, ele destacou que “Jesus é trocado, a turma pede por Barrabás e manda que Jesus seja Crucificado”. Dom Vanthuy afirmou que “na vida também podemos fazer essas escolhas, tomar caminhos equivocados, trocar aquilo que é de Mistério da vida para aderir aquilo que pode trazer causas de morte para dentro de casa”. Ele denunciou com firmeza "o tema da cachaça, da bebida alcoólica”, que desde as cidades da diocese está avançando para o interior, “fazendo com que os indígenas troquem suas bebidas tradicionais, que revelavam certo sinal de vida, para a experiência fortíssima que conduz à morte. Conduz à morte pessoal, conduz à morte da vida familiar, conduz à morte da comunidade”.

Um tema que, segundo o bispo de São Gabriel da Cachoeira, “nos faz lembrar que o mundo também pode equivocado trocar as experiências da vida por experiências de morte”. Finalmente, Dom Vanthuy refletiu sobre “uma experiência bonita, que no Rio Negro se vive tão autenticamente: vós sois todos irmãos. Nos diversos povos, todos somos filhos de um mesmo Pai e nos tornamos corresponsáveis um dos outros”. Ele disse que “Jesus morre para que a humanidade experimente cada vez mais viver como irmãos, é o sonho de Jesus para os homens e as mulheres. Por isso aqueles que acreditam nele, por isso aqueles que professam a fé, que se fazem seus discípulos, todos eles trazem por natureza o ser irmão e não o ser inimigo. O ser irmão, irmã, e não a divisão”.

 

FONTE/CRÉDITOS: Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)