Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Educação

Em visita a Boa Vista, Padres Claretianos fortalecem vínculos e destacam desenvolvimento educacional na capital de Roraima.

O Diretor-Geral do Claretiano de Boa Vista e o Superior Provincial dos Claretianos no Brasil estão na capital conhecendo a realidade local.

Em visita a Boa Vista, Padres Claretianos fortalecem vínculos e destacam desenvolvimento educacional na capital de Roraima.
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

                                                                                           

Nesta semana, uma jornada significativa foi empreendida pelo Padre José Valentim de Carvalho, o Diretor-Geral de Boa Vista, e pelo Padre Eguione Nogueira, Superior Provincial dos Claretianos no Brasil, partindo de Rio Claro, interior de São Paulo, até Boa Vista, Roraima. Sua missão foi conhecer a realidade local, especialmente no que diz respeito à infraestrutura educacional destinada aos povos indígenas.

Durante sua estadia, os padres imergiram na comunidade não apenas para compreender suas necessidades, mas também para fortalecer os laços com os habitantes locais. Uma das maneiras pelas quais alcançaram esse objetivo foi dedicando seus sábados para realizar missas nas comunidades de São Silvestre. Essa ação não só proporcionou um momento espiritual significativo, mas também serviu como uma oportunidade para compreender melhor as demandas e desafios enfrentados pela população local.

Além das interações com as comunidades locais, os padres também se encontraram com autoridades eclesiásticas importantes, incluindo o Bispo de Roraima, Dom Evaristo Spengler e o Monsenhor Lúcio Nicoletto que foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo de São Felix do Araguaia (MT) .

Os missionários o nome vem de do fundador Santo Antônio Maria Claret missionário Catalão Espanhol em pleno século dezenove e ele fundou a congregação chamado os filhos Imaculado Coração de Maria, também conhecidos como missionários disso então vem todas todos os nomes relacionados” disse, Padre Eguione Nogueira, Superior Provincial dos Claretianos no Brasil, sobre a história e do trabalho dos missionários Claretianos na região.

Ele ressaltou que, além da missão educacional, a visita tinha como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a realidade do estado de Roraima. “Estou realmente tendo uma experiência muito boa. Não apenas tem sido enriquecedora a parte educacional, mas também a visita missionária. Conhecemos um pouco da realidade pastoral aqui da diocese. Ontem, tive uma conversa com Evaristo sobre algumas comunidades em Alto Alegre. Isso faz parte também de conhecer onde nós desempenhamos o papel da educação.” complementou, Padre Eguione.

O impacto positivo da presença dos padres Claretianos em Boa Vista foi enfatizado por Matheus Aleixo, Coordenador Administrativo da unidade local. Ele destacou como a visita não só fortaleceu os laços com a comunidade, mas também teve um impacto tangível. “Importantíssima visita, do padre Eguione e do padre Valentim. Por mais que ele resida em Rio Claro, está sempre presente nas reuniões e também agora presencialmente em Boa Vista e na nossa missão. Mesmo que o Rio esteja um pouco longe, é pegar um pouquinho da água do Rio Branco, para que eles possam tomar para sempre.” Relatou, Matheus Aleixo.

 

Formação superior dos povos originários

No último sábado (23), ocorreu a cerimônia de formatura realizada no Teatro Jaber Xaud no Sesc Mecejana. O evento marcava a formatura dos estudantes indígenas das etnias Macuxi e Wapichana celebraram a conclusão de cursos a distância oferecidos pela Faculdade Claretiano em Boa Vista, Roraima.

A Coordenadora Adjunta do Projeto Social dos Povos Originários, Professora Rosana Silva, destacou os avanços e desafios enfrentados pelo projeto de formação superior dos povos originários do Claretiano.

Estou participando do projeto há quase dez anos e as tratativas começaram lá em 2014. Ele visa proporcionar aos povos originários do nosso estado uma formação dentro daquilo que a instituição prega, que é a formação humana.” Disse coordenadora.

Padre Eguione Nogueira reforçou a importância do trabalho realizado com os povos originários, ressaltando o papel fundamental da educação na promoção da igualdade e no fortalecimento das comunidades locais.

Claro que dentro do contexto indígena, há muitas nuances próprias da cosmologia, da cultura e das tradições, as quais um projeto tem buscado fortalecer e melhorar de fato. Isso corresponde não apenas a uma formação única, mas também valoriza e continua sendo verdadeiramente um divisor de águas nas comunidades que atendemos.” Completou Padre 



FONTE/CRÉDITOS: Filipe Gustavo
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)