A empreendedora Val Bezerra, de 50 anos, encontrou na terra a força para transformar sua história. Moradora de Boa Vista (RR), ela fez do tradicional molho de pimenta da família um negócio lucrativo, batizado de “Daval Alimentos Amazônicos”. Este mês, realizou o sonho de levar seus produtos à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em Belém, capital do estado do Pará.
A viagem só foi possível graças ao apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Agência Municipal de Empreendedorismo (AME), que garantiu as passagens e viabilizou a participação de Val no evento. No meio da multidão, ela montou seu estande, uma feira como tantas outras no mundo, mas com uma diferença profunda.
“O meu produto é simples, mas carrega uma história familiar, memórias afetivas e uma receita que me leva de volta à infância, há mais de 40 anos, quando meu pai fazia um molho simples, mas muito saboroso. Hoje esse saber ancestral é a minha fonte de renda e me trouxe até aqui”, contou.
Amazônia, como pupunha, buriti e tucumã
Ingredientes típicos da Amazônia
Os molhos de pimenta produzidos por ela utilizam ingredientes típicos da Amazônia, como pupunha, buriti e tucumã, conquistando os mais variados paladares. Para Val, está na COP 30 é uma oportunidade de mostrar que Roraima tem mulheres empreendedoras de garra, que lutam diariamente por oportunidades e por uma vida digna.
“Estou vivendo algo que nunca imaginei. Levar a minha marca a um dos eventos mais importantes do mundo é a realização de um sonho que só foi possível graças ao apoio fundamental da AME. Fazer parte da agência tem me proporcionado experiências únicas. Sou imensamente grata”, relatou Val.
Para Luciana Surita, diretora executiva da AME, ações como essa reforçam o papel do empreendedorismo feminino. “O empreendedorismo das mulheres está ligado à visibilidade, reconhecimento, acolhimento e troca de informações. Negócios com um toque caseiro, como a criação de molhos de pimenta, também fazem parte do mundo empreendedor. É gratificante impulsionar os talentos da agência e mostrar que elas podem estar onde quiserem”, afirmou.
Comentários: