No dia 20 de janeiro, Boa Vista celebra o primeiro feriado municipal do ano, o Dia de São Sebastião, padroeiro da capital roraimense. Haverá celebrações na Comunidade São Sebastião, no Centro, e na Comunidade São Sebastião, na Área Missionária Santa Rosa de Lima, na periferia da cidade.
Na Comunidade São Sebastião, no Centro, as atividades começam neste domingo, dia 11, com o Novenário. No dia do padroeiro, a programação inicia às 17h, com procissão, seguida da Santa Missa, às 18h. Após a celebração eucarística, os fiéis poderão participar do arraial, com comidas típicas, música ao vivo e o famoso bingo com R$ 17 mil em premiações.
Além da programação no Centro, os moradores da periferia também participam das homenagens ao padroeiro. A Comunidade São Sebastião, pertencente à Área Missionária Santa Rosa de Lima, inicia sua programação no próximo sábado, dia 17, com o tríduo. No dia do padroeiro haverá procissão, missa e bingo. A programação começa às 18h, com procissão saindo ao lado da UBS Jan Roman Wilt, no bairro Airton Rocha.
Quem foi São Sebastião
Segundo o Vaticano, São Sebastião nasceu em Milão e foi um alto oficial do Exército Romano durante o governo do imperador Diocleciano. Embora ocupasse um cargo de prestígio, Sebastião era cristão e atuava discretamente no apoio a fiéis perseguidos, encorajando cristãos presos e promovendo conversões entre militares e nobres.
Ao ser descoberto, foi condenado à morte por flechadas, mas sobreviveu. Posteriormente, foi capturado novamente e açoitado até a morte, tornando-se mártir da Igreja Católica. Sua história fez dele símbolo de fé, coragem e resistência, atributos que reforçam sua devoção em diversas regiões do Brasil, especialmente em Boa Vista.
A história da devoção a São Sebastião em Boa Vista remonta ao final do século XIX. De acordo com registros históricos reunidos por Francisco Cândido, quando a capital ainda era conhecida como Boa Vista do Rio Branco, a devoção surgiu a partir de uma promessa feita por Guilhermina de Holanda Bessa, esposa do capitão Severino de Holanda Bessa, proprietário rural na região do Amajari.
Devota de São Sebastião, Guilhermina pediu a intercessão do santo para que a estiagem que castigava a região cessasse e evitasse a morte do gado da fazenda. Em troca, prometeu ajudar a construir uma capela dedicada ao santo, conhecido na tradição católica como defensor da fé cristã.
A promessa foi atendida, mas Guilhermina enfrentou dificuldades pessoais com a morte do esposo, o que a levou a se mudar para Boa Vista com as filhas Francisca Bessa, conhecida como Vovó Sinhá, e Cecília Bessa. Mesmo assim, manteve-se firme no compromisso de erguer a igreja.
A construção da capela foi resultado de um esforço coletivo, financiado por festas, leilões, doações de fazendeiros e da própria comunidade. Guilhermina, porém, faleceu antes da conclusão da obra. Coube às filhas dar continuidade à campanha, mobilizando a população local até a finalização do templo.
Segundo o padre Mauro, Pároco da Comunidade, foi justamente a edificação dessa igreja que consolidou São Sebastião como padroeiro da capital roraimense.
“Há 102 anos, existe ali no centro da cidade, a igrejinha de São Sebastião. Hoje, ela compõe a Praça do Centro Cívico, em frente à Praça Capitão Clóvis. Em razão dessa edificação tão antiga, o catolicismo cresceu em torno de duas igrejas aqui em Boa Vista: a Igreja Matriz e a Igreja de São Sebastião. Evidentemente, esses primeiros santos tornaram-se padroeiros: Nossa Senhora, padroeira de todo o estado de Roraima, e São Sebastião, padroeiro da cidade de Boa Vista, por serem as primeiras igrejas edificadas neste local, no estado de Roraima”, explicou.

Foto: Padre Mauro Maia - Pároco da Comunidade
PROGRAMAÇÃO - São Sebastião (Centro)
Novenário - 11/01 a 19/01
Segunda a sexta às 18h30
Sábado às 07h30
Domingo nas comunidades da paróquia
Dia de São Sebastião - 20/01
17h: Procissão (saída da capela)
18h: Santa Missa, logo após quermesse, música ao vivo e sorteio de grandes prêmios
PROGRAMAÇÃO - Comunidade São Sebastião (Airton Rocha / Área Missionária Santa Rosa de Lima)
Tríduo:
Sábado - 17/01
18h: Adoração do Santíssimo Sacramento
19h: Santa Missa
Domingo - 18/01
19h: Oração do Terço
Segunda-feira – 19/01
19h: Oração do Terço
Dia do Padroeiro – 20/01
18h: Concentração da procissão ao lado da UBS Jan Roman Wilt, rua São Silvestre
19h: Santa Missa, após a missa haverá festa cultural.
Comentários: