Boa Vista será a primeira cidade a receber o projeto itinerante Onde Há Rede, Há Renda, com as oficinas gratuitas presenciais “Economia Criativa”, “Educação Financeira” e “Inclusão Digital e Marketing” que ofertam mais de R$10 mil em prêmios para participantes selecionados. Focado em fomentar o empreendedorismo periférico e potencializar o impacto cultural e econômico das redes brasileiras, o evento será entre os dias 13 e 18 de outubro, na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
“Nosso objetivo é potencializar os saberes que já existem nas comunidades, oferecendo ferramentas que transformem essas redes em motores de impacto e autonomia. Queremos que os empreendedores aprimorem seus conhecimentos, ampliem o alcance de seus negócios e fortaleçam sua permanência nos territórios. Acreditamos no poder do coletivo para gerar renda, criar conexões e transformar realidades”, destaca Gabriela Duque, diretora de programação da iniciativa.
Inscrições
Cada capacitação, com 20 horas de carga horária, tem 50 vagas. Podem se inscrever povos originários e moradores da periferia com idade mínima de 18 anos. Essas pessoas precisam ser empreendedoras e integrar redes e coletivos, ou possuir interesse em formar uma rede vinculada à economia criativa.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 8 de outubro por dois canais:
-
Formulário deste link: bit.ly/inscricoes-boavista
-
Perfil do Onde Há Rede, Há Renda no Instagram (https://www.instagram.com/
ondeharedeharenda/)
Os inscritos passarão por análise da organização, a qual divulgará o resultado da seleção no dia 10 de outubro. Os selecionados vão receber, por e-mail, o link de acesso ao grupo oficial do projeto.
As informações completas estão no edital do projeto. Dúvidas podem ser sanadas pelo (95) 99905-6449 ou pelo e-mail contato@movimentocidade.com
Programação
Entre os dias 13 e 17, os participantes irão mergulhar nos conteúdos das oficinas, onde terão a missão de desenvolver uma solução inédita para o setor de economia criativa. Cada capacitação ofertará um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3,5 mil, vinculado ao desafio desenvolvido ao longo das aulas presenciais para os participantes.
A programação se encerra no dia 18, com o Encontrão das Redes, no Estúdio Parixara (Avenida Pres. Castelo Branco, 2266, São Vicente, em Boa Vista). Das 13h às 18h, todos os participantes das oficinas poderão conferir feira de produtos de empreendedores locais, roda de conversa, painel, bate-papo, palestra, mostra audiovisual e apresentações culturais e artísticas de grupos locais.
O projeto Onde Há Rede, Há Renda 2025 tem apoio da Universidade Federal de Roraima (UFRR). É realizado pelo Movimento Cidade Projetos Criativos, em co-produção com o Instituto Movimento Cidade.
Sobre o Onde Há Rede, Há Renda
O Onde Há Rede, Há Renda fortalece redes e coletivos brasileiros, oferecendo capacitação, incentivo financeiro e suporte para formalização e desenvolvimento financeiro. Do digital ao manual, das redes sociais às de pesca, das bordadeiras às rendeiras, o projeto valoriza iniciativas com propósitos socioculturais, tornando-as mais sustentáveis e preparadas para gerar renda e cuidar de suas comunidades.
Por meio de oficinas, consultorias e palestras, o programa promove formação prática, cria redes locais de colaboração e culmina no Encontrão das Redes, evento que conecta participantes e compartilha experiências. Com foco em mulheres, juventudes e comunidades criativas, a iniciativa fomenta o empreendedorismo periférico e potencializa o impacto cultural e econômico das redes brasileiras.
Sobre o Movimento Cidade Projetos Criativos
Criado em 2018 como um movimento de cultura urbana com foco na difusão e realização audiovisual sediado no Espírito Santo. Em 2020 foi fundada a produtora, que tem como propósito fazer da cidade, o território mais diverso, criativo, justo e bonito. Para isso, realiza programas, produtos e projetos culturais que já chegaram às cinco regiões brasileiras, totalizando 10 estados e Distrito Federal e 17 cidades, dentre elas a Cidade do México. Com o lema "Cidade são pessoas", o movimento também realiza o Festival Movimento Cidade, o maior festival de artes integradas do Espírito Santo.
Redes sociais
Instagram: @ondeharedeharenda / @mc.projetoscriativos
Site: movimentocidade.com
Comentários: