Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Operação conjunta busca recuperar valores de ICMS não pagos em Roraima

Contribuintes notificados terão 15 dias para negociar débitos antes de possível responsabilização criminal.

Operação conjunta busca recuperar valores de ICMS não pagos em Roraima
Foto: Ascom/Sefaz
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Governo de Roraima e o Ministério Público Estadual iniciaram nesta quinta-feira, 27, uma ação integrada para notificar contribuintes que declararam, mas não recolheram, o ICMS devido ao Estado.

A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre o Executivo, por meio da Sefaz (Secretaria da Fazenda) e o MPRR, modelo já adotado em outras unidades da federação.

O objetivo é incentivar a regularização espontânea dos débitos e reforçar o combate aos crimes contra a ordem tributária. As notificações estão sendo realizadas por auditores fiscais, e os contribuintes terão 15 dias para procurar a Sefaz e negociar suas dívidas, podendo aderir ao Refis.

“Após o prazo, caso não haja negociação, abre-se caminho para que o MPRR promova a persecução penal”, explicou o secretário da Sefaz, Manoel Sueide Freitas.

Reforço na arrecadação e proteção de políticas públicas

O governador Antonio Denarium destacou que a ação é fundamental para recuperar recursos indispensáveis às políticas públicas do Estado.

“Os tributos mantêm a máquina pública funcionando. Não se trata de caça às bruxas, mas de garantir justiça fiscal e concorrência leal. Quem trabalha certo não pode ser prejudicado por quem deixa de cumprir suas obrigações”, afirmou.

O MPRR recebeu da Sefaz dados fiscais de contribuintes com débitos considerados relevantes. De acordo com o promotor de justiça, Marco Antônio Bordin Azeredo, o trabalho de notificação é estratégico, pois a maioria dos contribuintes aproveita essa oportunidade para solucionar suas pendências tributárias após a notificação extrajudicial.

“Os procedimentos fiscais compartilhados com o MP foram selecionados com base em critérios de relevância, cujos os somatórios dos débitos tributários alcançados nesta fase da ação conjunta atingiram a importante marca superior a R$ 11,5 milhões de reais”, destacou o promotor.

Contribuintes que não responderem à notificação ou não regularizarem o imposto estarão sujeitos à responsabilização criminal.

FONTE/CRÉDITOS: Secom Roraima | Gilvan Costa
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)