A Escola Estadual 13 de Setembro, em Boa Vista, é mais uma unidade de ensino contemplada com a implantação do projeto Ouvidoria Estudantil, uma iniciativa da Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A ação ocorreu na tarde desta quinta-feira (31), com a escolha dos ouvidores estudantis.
O projeto consiste em criar um canal eficiente de diálogo entre os estudantes, a gestão, a coordenação e os professores. A ideia é apresentar queixas, sugerir implementações e elogiar ações, se necessário. Durante a dinâmica, é ministrada uma palestra sobre importância, atribuições e funcionamento do órgão de escuta.
A assessora técnica da ouvidoria, Liliana Bessa, apresentou a palestra e auxiliou na escola dos ouvidores. Ela reforçou a importância do projeto no desenvolvimento da cidadania dos jovens roraimenses.
"A Ouvidoria Estudantil é uma forma de firmar o aluno como protagonista dentro da escola dele. Nós elegemos aqui dois alunos ouvidores que estão aqui para ouvir a comunidade estudante, como os problemas que existem ou elogiosos, que serão demandados junto à direção escolar”, detalhou.
Recém-eleitos
Os estudantes Sofia Messias e Dionel Jonás, ambos com 17 anos, foram eleitos ouvidora-geral e vice-ouvidor, respectivamente. A adolescente pontuou as expectativas para o desenvolvimento do projeto e ressaltou que a ouvidoria estudantil vai facilitar o diálogo entre alunos e gestores.
“Agora os alunos terão mais confiança de falar o que está acontecendo ou faltando. Nosso objetivo é resolver essas questões ainda neste ano, antes de concluirmos o Ensino Médio”, destacou.
Conforme o auxiliar de coordenação da escola, Luiz Valério, o projeto é oportuno tanto para ajudar a solucionar questões da unidade quanto para desenvolver o senso crítico dos alunos, de modo que exerçam a cidadania.
“Foi muito importante repassar essas informações para os nossos alunos, pois eles precisam entender que um poder como a Assembleia Legislativa está de portas abertas para recepcionar as suas demandas”, disse.
Canais de atendimento
A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa é o canal oficial de comunicação entre a sociedade e o Parlamento Estadual. Por meio dela, podem ser enviadas sugestões, reclamações ou elogios. O prazo para resposta é de até 30 dias; caso não seja cumprido, a demanda é encaminhada à Corregedoria-Geral.
O atendimento presencial é realizado na sede da Ouvidoria-Geral, localizada na Av. Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, em Boa Vista, e no núcleo de Rorainópolis, situado na esquina das ruas Maranhão e Ulysses Guimarães, s/n. O horário de atendimento em ambos os locais é das 8h às 18h.
Também é possível entrar em contato pelos seguintes canais: WhatsApp: (95) 98402-2474 (Boa Vista) e (95) 98402-7039 (Rorainópolis), pelo e-mail ouvidoria@al.rr.leg.br ou por meio da plataforma on-line: https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.
Comentários: