Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades após seis meses de vivências legislativas

Cerimônia na Assembleia Legislativa reuniu 24 jovens deputados, que destacaram aprendizado, diálogo e participação política.

Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades após seis meses de vivências legislativas
Foto: Alexsandro Carvalho
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerrou suas atividades nesta quinta-feira (11), durante cerimônia realizada no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), marcando o fim de um ciclo de seis meses de aprendizados e vivências parlamentares. Ao todo, 24 jovens deputados receberam certificados de participação e fizeram um balanço da experiência, destacando a importância do diálogo e do engajamento político entre os estudantes.

O presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), conduziu a solenidade e ressaltou o impacto transformador do programa. Segundo ele, envolver a juventude no ambiente legislativo é fundamental para a formação de novas lideranças. “É extremamente importante abrir as portas da Assembleia Legislativa, permitir que esses jovens vivenciem todo o processo democrático, desde a campanha até a votação dos projetos. Foi uma experiência inesquecível para todos nós”, afirmou.

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) destacou que o Parlamento Jovem já produz resultados concretos. “Tivemos propostas apresentadas por participantes de edições anteriores que inspiraram projetos de lei aprovados nesta Casa”, lembrou.

Um exemplo disso foi a iniciativa da estudante Janete Pereira Adão, deputada do Parlamento Jovem Roraimense 2024, da comunidade indígena Tabalascada, que serviu de inspiração para o projeto que reconhece oficialmente o “Festival do Beijú” como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Roraima.

Catarina Guerra (União) destacou a sensibilidade dos jovens ao analisar a realidade em que vivem. “É muito bonito ver a visão que eles têm, a empatia construída a partir das próprias vivências. Eles sabem quais objetivos precisam alcançar e nos ajudam a identificar, em pé de igualdade, quais mecanismos podemos acionar aqui dentro da Assembleia para gerar impacto imediato na vida deles, inclusive nos municípios mais distantes”, observou.

Edição 2025

A edição contou com uma programação intensa, que incluiu treinamento de mesários, votação para escolha dos representantes, diplomação, posse, cursos de formação, além da apresentação e votação de projetos de lei. Vinculado à Superintendência de Programas Especiais, o projeto tem como objetivo incentivar a participação política de estudantes da rede pública de municípios do estado, contribuindo para que eles conheçam o papel do Legislativo e apresentem demandas de suas comunidades.

Nesta edição, dez escolas estaduais foram envolvidas, sendo seis da capital, Boa Vista, e quatro do interior. Entre elas, duas escolas indígenas participaram pela primeira vez: uma na comunidade Serra da Moça e outra na comunidade Sucuba. Cada estudante esteve vinculado a um partido temático, como educação, saúde, meio ambiente, juventude e empreendedorismo.

A superintendente Marília Pinto avaliou positivamente os resultados e destacou o caráter transformador da iniciativa. “O Parlamento Jovem é sempre um sucesso. Ele vai além de um projeto, é um movimento que promove mudanças e avanços. Aqui, os participantes aprendem sobre vivência política, cidadania, direitos e deveres. A cada ano buscamos aprimorar ainda mais essa proposta”, destacou.

Eleita presidente do Parlamento Jovem 2025, Ana Souza definiu sua participação como uma experiência enriquecedora. “Foi incrível. Minha bandeira foi o empreendedorismo, porque muitos jovens deixam a escola para trabalhar. Meu projeto buscou ampliar oportunidades no mercado de trabalho para que eles possam continuar estudando”, explicou.

Sobre o projeto

O Parlamento Jovem Roraimense é promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Superintendência de Programas Especiais, em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) e o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). O objetivo é proporcionar uma experiência prática sobre o funcionamento do Poder Legislativo, estimulando habilidades como liderança, debate e formulação de políticas públicas.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações da SupCom ALERR | Bárbara Carvalho
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)