Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Plano Brasis é apresentado para fortalecer a promoção de Roraima no turismo

O encontro aconteceu dentro da programação do Amazontech 2025, e foram detalhadas as diretrizes para promover o Estado internacionalmente.

Plano Brasis é apresentado para fortalecer a promoção de Roraima no turismo
SECOM RORAIMA - Yasmin Guedes
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Governo de Roraima, em parceria com a Embratur e o Sebrae, promoveu nessa sexta-feira, dia 5, o encontro para apresentação do Plano Brasis 2025-2027. O evento contou com a presença do governador Antônio Denarium, do secretário de Cultura e Turismo, Alex Ferreira, do diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Secult, Bruno Muniz de Brito, e do superintendente do Sebrae, Emerson Baú.

Representando a Embratur, o diretor de Marketing e Negócios, Bruno Reis, fez a apresentação do documento, que marca uma etapa importante na promoção do turismo no Estado, apresentando as diretrizes do Novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil.

O encontro aconteceu dentro da programação do Amazontech 2025, e foram detalhadas as diretrizes para promover o Estado internacionalmente, com ênfase em seus principais atrativos, como a biodiversidade única da floresta amazônica, a riqueza cultural, a sustentabilidade e as experiências de turismo de base comunitária.

Segundo o diretor de Marketing e Negócios da Embratur, Bruno Reis, a parceria com Roraima visa desenhar as ações de promoção internacional que se consolidam com a entrega do Plano Brasis. A intenção da proposta que será trabalhada entre 2026 e 2027 é agir de forma coerente e assertiva, marcando a atual gestão da Embratur.

“O trabalho apresentado visa também fazer com que o trade turístico do Estado tenha a maturidade necessária para atuação no mercado internacional, atualizando a mentalidade da entrega no país inteiro”, disse Reis.

Desenvolvido em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas, o Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027 tem como objetivo reforçar a imagem do Brasil como um país de diversidade e experiências turísticas autênticas e sustentáveis.

O Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional do Estado de Roraima é um desdobramento do Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027 (Plano Brasis) e tem como propósito orientar a atuação do Estado no mercado internacional de turismo, a partir da articulação entre as diretrizes nacionais, as vocações e as estratégias locais.

A iniciativa surge como resposta à necessidade de integrar esforços entre a Embratur e os estados, viabilizando uma atuação mais coordenada, eficaz e alinhada com os objetivos estratégicos de promoção do turismo brasileiro no exterior. A proposta parte do reconhecimento de que a competitividade do Brasil no turismo internacional está diretamente ligada à capacidade das unidades da Federação de se posicionarem estrategicamente.

A construção desse plano de ação indica caminhos para fortalecer a presença do Estado nas agendas estratégicas do turismo internacional, de forma a contribuir para consolidar uma atuação mais integrada, capaz de gerar resultados consistentes em promoção, imagem e comercialização. O estudo apresenta os países onde o Brasil já tem posicionamento consolidado além daqueles que existem como mercados potenciais para alcançar novos turistas, bem como a metodologia para o sucesso das ações de promoção.

Dados do Turismo de Roraima

Em 2024, foram registrados 10.868 turistas internacionais entrando no Brasil pelo Estado de Roraima, número próximo ao observado em 2019, no período pré-pandêmico, demonstrando haver uma recuperação em curso.

Os principais mercados emissores de turistas internacionais que utilizaram Roraima como portão de entrada em 2024 foram, respectivamente: Guiana, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Suriname. É importante destacar que os dois primeiros mercados foram de países fronteiriços com o Estado, responsáveis por 79% das entradas. Também vale destacar que houve variação positiva, de 2023 para 2024, em 18 dos 20 primeiros mercados emissores para Roraima.

Historicamente, os meses de menor volume são maio e junho, enquanto os maiores picos ocorrem em abril e agosto, havendo, contudo, variações. É importante ressaltar que a sazonalidade no Estado difere daquela observada na maior parte das outras unidades da Federação. O desempenho sólido nas chegadas de turistas nos últimos anos sinaliza para uma retomada consistente, havendo boas expectativas para os resultados de 2025.

FONTE/CRÉDITOS: SECOM RORAIMA - Jacildo Bezerra
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)