Como parte do projeto de revitalização do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), a Prefeitura de Boa Vista entregou nesta quinta-feira, 8, a segunda área da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade. Com 21 leitos no total, a UTI Pediátrica foi dividida em duas áreas para a reestruturação: UTI1 (10 leitos) e UTI2 (11 leitos).
A revitalização incluiu a aquisição de novos e modernos equipamentos, como ventiladores mecânicos, monitores multiparâmetros e bombas de infusão, além da otimização do espaço físico, refletindo diretamente na qualidade do atendimento aos pacientes, conforme destacou o vice-prefeito, Marcelo Zeitoune.
“Os novos leitos são modernos e equipados com tecnologia de ponta. A medicina está cada vez mais tecnológica, o que beneficia os pacientes. Então, nós devemos seguir essa modernização. Além de garantir melhores condições as equipes na hora do atendimento, pois somos o único hospital infantil num raio de 800km”, disse Zeitoune.
Vigilância em tempo real
Quando na UTI, o paciente é monitorado pela equipe médica por meio do aparelho multiparâmetro, que exibe de forma simultânea diversos sinais vitais, como frequência cardíaca, oxigenação, pressão arterial, respiração e temperatura. E para aprimorar esse trabalho no HCSA, uma das aquisições na UTI Pediátrica foi a Central de Monitoramento em tela plana.
“Pela primeira vez no estado temos uma UTI moderna e tecnológica em um hospital, que reúne os monitores de cada paciente em uma só tela. Um investimento que amplia a vigilância e a qualidade da assistência prestada, reduz o tempo de internação e minimiza os riscos de óbito, além de garantir maior segurança aos pacientes”, destacou a diretora do HCSA, Laudineia Barros.
OUTRAS ETAPAS – A revitalização do HCSA já passou pelo setor administrativo e pelos blocos de internação Arara e Tamanduá. Após a entrega da UTI2, o processo também seguirá para a UTI1, Emergência e os blocos Iguana e Onça-Pintada.
Comentários: