O Procon Assembleia integrou, na última terça-feira (12), uma ação no Aeroporto Internacional de Boa Vista para aplicação de questionário sobre a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas que operam em Roraima. A atividade foi realizada a convite do Ministério Público de Roraima (MPRR), com o intuito de compor uma pesquisa nacional coordenada pela Associação Nacional do Ministério Público de Defesa do Consumidor.
A proposta é coletar dados para comparar o número de viagens realizadas, com quantas delas tiveram problemas; o volume de reclamações com as ações judiciais; e as reclamações não resolvidas com as ações judiciais decorrentes. A mobilização envolve ministérios públicos de todo o país, em parceria com os Procons, para identificar o grau de satisfação dos usuários do transporte aéreo.
O diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, explicou que a iniciativa busca relacionar o aumento das taxas cobradas pelas companhias, com o número de processos judiciais movidos pelos consumidores.
“Nesse questionário, perguntamos quais problemas tiveram com as companhias aéreas, se receberam assistência material adequada, como alimentação e hospedagem, e se houve cancelamento de voos. Esses dados serão encaminhados ao Ministério Público para, posteriormente, chegar ao Ministério Público do Consumidor”, disse Carvalho.
Para o promotor de Defesa do Consumidor do MPRR, Adriano Ávila, a parceria com os órgãos de proteção é fundamental para que as informações reflitam a realidade enfrentada pelos passageiros.
“Queremos saber se houve insatisfação, se o problema foi resolvido e, caso contrário, se houve judicialização. Nesse sentido, acionamos os programas de defesa do consumidor, pois eles estão na linha de frente, colhendo diariamente as demandas e permitindo um retrato mais fiel das necessidades reais dos usuários”, informou o promotor.
Atendimentos Procon Assembleia
Em caso de dúvidas ou problemas com serviços e produtos, o consumidor pode procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e por meio do site al.rr.leg.br/procon.
Comentários: