A Rádio Monte Roraima realizou, nos dias 5 e 6 de julho, o 2° Curso de Comunicação, no Centro de Formação da Prelazia. A formação foi conduzida pelo professor e doutor Ricardo Alvarenga, autor da Editora Paulinas, doutor em comunicação social, professor da Universidade Federal do Maranhão e Membro do Grupo de Reflexão em Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil pelo assessor Ricardo Alvarenga, membro do Grupo de Reflexão em Comunicação da CNBB. O encontro teve como tema “A missão do agente da comunicação”, com o objetivo de formar comunicadores para uma comunicação mais assertiva.
No sábado, 05, os participantes refletiram sobre as orientações do Papa Francisco para a comunicação. Também foram apresentados a estrutura da Pastoral da Comunicação (Pascom), seus eixos de atuação e sua aplicação nas comunidades. Já no domingo, a formação abordou elementos da estrutura do texto jornalístico e orientações sobre a produção de conteúdo para as redes sociais das paróquias e áreas missionárias.
Mais de 50 agentes da Pascom da Diocese de Roraima participaram da formação. O encontro reuniu comunicadores de diversas paróquias da cidade e também do interior do estado. Entre os participantes estava Lene Laynandra, agente da Pascom da Comunidade Santo Isidoro, no município de Caroebe.
Para ela, a formação representa um marco em sua caminhada. “O curso vai abrir as nossas mentes, vai nos preparar e proporcionar um conhecimento que não tínhamos. Aqui estamos tendo a oportunidade de melhorar ainda mais aquilo que estamos oferecendo dentro das nossas comunidades. A comunicação não é uma pastoral qualquer. Ela chega aos doentes, chega dentro de uma casa, dentro de um quarto, para aquela pessoa que está precisando ouvir a Palavra.”
Ricardo Alvarenga, avaliou positivamente a participação da Pascom de Roraima. “Foi uma experiência muito rica, muito gratificante. Tivemos um grupo significativo de comunicadores atentos, participativos, que compartilharam suas experiências e trouxeram questionamentos. Isso, sem dúvida, é o que torna um evento um verdadeiro sucesso”, afirmou.
A coordenadora da Pascom diocesana, Angélica Alves, celebrou o sucesso da formação. “Esse encontro superou as nossas expectativas. Tivemos a presença de mais de 50 pessoas, entre agentes de comunicação, voluntários de instituições humanitárias ligadas à Diocese, além de representantes de pastorais e movimentos. Foram dois dias de muitas conversas, partilhas e esclarecimentos”, relatou.
Angélica também agradeceu a todos aqueles que fazem parte desta pastoral: “Queremos agradecer a todos que fazem comunicação na Diocese de Roraima e dizer que estamos programando outras atividades formativas. Nosso objetivo é comunicar melhor e levar a mensagem do Evangelho a todas as pessoas.”
Comentários: