A reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ocorre nesta terça e quarta-feira, dias 16 e 17/12. Participam da reaplicação os participantes que fizeram a solicitação na Página do Participante e tiveram o pedido aceito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As datas seguem o cronograma previsto no edital do Enem 2025.
O recurso atende a pessoas que, por terem sido afetadas por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, foram prejudicadas na aplicação regular. Estende-se também a quem, pelos mesmos motivos, não participou da aplicação regular do exame nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, e aos moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná.
O participante só poderá fazer as provas referentes ao dia em que ficou inviabilizado de comparecer à aplicação regular, conforme os critérios estabelecidos no edital do exame. As orientações acerca dos documentos necessários, bem como locais e horários de abertura dos portões e início e fim das provas estão na Página do Participante.
No primeiro dia da reaplicação, os participantes confirmados farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Já no segundo, os participantes respondem às questões de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.
Enem PPL - Nessas mesmas datas, 16 e 17 de dezembro, o Inep aplica o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2025. As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular e ocorrem dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.
Enem – Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Saiba mais
Acesse a Página do Participante
Comentários: