A Rede de Notícias da Amazônia (RNA) foi homenageada durante o 14° Mutirão Brasileiro de Comunicação, realizado em Manaus (AM). A iniciativa reconhece o compromisso jornalístico da rede em favor da Amazônia, destacando a sua contribuição em defesa da vida, da sustentabilidade justa e na construção da justiça socioambiental.
Além da homenagem, a RNA também participou do Rio Temático Jari que tem como reflexão “Rádio como Ferramenta de Educação e Mobilização Socioambiental”.
O papel do Rádio na Amazônia
A assessora do Rio Jari, Joelma Viana lembra que, embora em muitos lugares o rádio é visto como ultrapassado, na Amazônia ele permanece vivo e essencial. “O rádio é vivo, ele é potente e ele está servindo as comunidades como um instrumento de transformação. São nas rádios, nas nossas rádios, que temos na região amazônica, que se encontra o espaço para reverberar as lutas, para denunciar, para trazer histórias, para falar dos problemas que estão acontecendo”, afirmou.
Já o Carlos Alexandre, assessor do Rio Jari, destacou a importância da rede, que atua há mais de 18 anos na visibilidade sas realidades amazônicas. “A Rede de Notícias da Amazônia mostra para essas pessoas que elas não são margem, mas sim centro. É por conta disso que o trabalho da Rede se mantém até hoje, mais de 18 anos, comunicando, trabalhando e levando a voz daqueles que muitas vezes não são ouvidos ou silenciados pela grande mídia.”

A Rede de Notícias da Amazônia mostra que a comunicação na Amazônia é, antes de tudo, um ato de resistência e de esperança.
Comentários: