Nesta quinta-feira, 28, Roraima se tornou o centro das discussões educacionais do Brasil ao sediar, pela primeira vez, a III Reunião Ordinária de 2025 do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). O evento, que segue até sexta-feira, 29, é realizado no Espaço de Eventos Ville Roy, em Boa Vista, e reúne secretários estaduais de Educação de todos os Estados, além de autoridades, gestores municipais, estaduais e federais, e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo.
O governador Antonio Denarium destacou a importância do encontro para o fortalecimento da educação em Roraima e na região amazônica. "Vamos compartilhar dados e experiências do Estado de Roraima, além de receber informações valiosas de outros estados e do Governo Federal. Acreditamos que a união e o consenso entre os entes federativos são fundamentais para alcançar resultados e benefícios para a educação em Roraima e em todo o Brasil", disse.
A cerimônia também incluiu apresentação do grupo de dança Parixara, da Escola Estadual Indígena Riachuelo, que fica na Comunidade Indígena Sucuba, em Alto Alegre, com a tradicional entrega dos cocás, um símbolo de boas-vindas dos povos indígenas de Roraima. Outro destaque foi a participação de um aluno migrante venezuelano, que emocionou os presentes com uma apresentação instrumental de saxofone.
Durante os dois dias, serão discutidos temas como Educação na Amazônia Legal e os Desafios da Educação Escolar Indígena em Roraima, além de pautas sobre alfabetização, Programa Bolsa Família, conectividade nas escolas, Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e novas estratégias do Ministério da Educação, serão debatidos.
Entre os principais pontos da programação estão a avaliação da alfabetização, a campanha de combate ao uso de cigarros eletrônicos, e os desafios da Educação Escolar Indígena em Roraima, apresentados pelo secretário Mikael Cury-Rad. Anfitrião do encontro, o secretário ressaltou que a reunião é um marco para a troca de experiências e a construção coletiva de soluções.
"Os desafios que alguns outros estados estão passando é a solução que nós já achamos aqui e vice-versa. Ou seja, hoje a gente sedia no conselho, nós temos a oportunidade de mostrar a nossa realidade, as nossas dificuldades, fazer uma força com o conselho para que a gente consiga também fazer melhoria junto ao Ministério da Educação", completou.
Também estão previstas apresentações da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética e da Agenda da Secretaria de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), que trará debates sobre o Programa Pé-de-Meia, conectividade nas escolas, novo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) do Ensino Médio, PAR (Plano de Ações Articuladas) e estratégias nacionais de ensino.
Para o presidente do Consed, Zezinho Sobral, o encontro reforça o papel do Conselho na articulação de políticas públicas educacionais. "Com a presença do governador e do secretário Mikael, estamos validando politicamente as iniciativas de educação no estado, o que é fundamental para garantir o apoio necessário. Além disso, vamos analisar as particularidades e desafios específicos de Roraima para discutir com o Ministério da Educação (MEC)", frisou.
Sobre o Consed
Criado em 1986, o Consed é uma instância de articulação e cooperação entre as Secretarias Estaduais de Educação e do Distrito Federal. O trabalho se baseia na Agenda da Aprendizagem, que estabelece prioridades para a atuação bienal, e em frentes de trabalho que desenvolvem soluções conjuntas para os desafios da educação básica.
Comentários: