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Seminário avaliará aprendizagem de crianças em Roraima

Os participantes irão analisar os resultados de avaliações aplicadas em 2024, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Seminário avaliará aprendizagem de crianças em Roraima
Ascom/Seed
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Nos dias 30 e 31 de maio, a alfabetização infantil será o foco do I Seminário de Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização, promovido pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), com organização do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima).

O evento será realizado no próprio Ceforr, com programação das 8h às 19h na quinta-feira, 30, e das 8h às 12h na sexta-feira, 31. A iniciativa conta com a parceria da Undime/RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima).

Destinado a professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, equipes gestoras das escolas, técnicos das secretarias municipais e estadual de educação, articuladores regionais e professores formadores do Ceforr, o seminário pretende discutir estratégias para aprimorar o ensino e fortalecer práticas pedagógicas nas escolas.

Segundo a diretora do Ceforr, Stela Damas, os participantes irão analisar os resultados de avaliações aplicadas em 2024, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo Federal.

"Vamos apresentar e analisar resultados de avaliações realizadas em 2024 no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A ideia é que Estado e Municípios possam apresentar diferentes resultados e propor diferentes estratégias de como trabalhar esses resultados em prol da melhoria da qualidade da alfabetização das nossas crianças no território de Roraima", explicou Stela.

Sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma ação do Ministério da Educação que busca garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. A política pública prioriza a recuperação das aprendizagens, especialmente diante dos prejuízos causados pela pandemia de covid-19.

De acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), em 2021, 56,4% dos alunos do 2º ano foram considerados não alfabetizados — o que corresponde a cerca de 2,8 milhões de crianças em todo o país.

Em Roraima, o Compromisso é executado por meio do regime de colaboração entre Estado e Municípios, consolidado no Programa Roraima Alfabetizando Hoje. A proposta é unir esforços dos entes federativos para melhorar os índices de alfabetização no estado.

No âmbito do programa, são realizados encontros formativos com foco na troca de experiências e no alinhamento de práticas pedagógicas eficazes, que assegurem o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no tempo adequado.

 

FONTE/CRÉDITOS: SECOM RORAIMA
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