Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Educação

Seminário discute expansão e fortalecimento do modelo nas escolas da rede estadual

O objetivo do seminário, realizado pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), é fortalecer a política de Ensino em Tempo Integral na rede estadual

Seminário discute expansão e fortalecimento do modelo nas escolas da rede estadual
Ascom/Seed
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ensino em Tempo Integral estará em pauta em Roraima durante o II Seminário de Educação em Tempo Integral que acontece entre os dias 23 a 25 de julho no auditório das Faculdades Cathedral.

O evento, que tem como tema “Ensino em tempo Integral: tempos e espaços para a promoção da educação com qualidade e equidade” contou com palestra de abertura de Valdirene Alves de Oliveira, coordenadora do Ensino Médio do MEC (Ministério da Educação), que falou sobre a importância do tempo integral da formação dos estudantes da Educação Básica.

“A educação em tempo integral contribui na formação humana, pois aborda questões de convivência, de ampliação do tempo na escola, o sentido disso para o estudante e também suas relações. Fico muito feliz porque Roraima está em seu segundo seminário de Educação em Tempo Integral, discutindo essa temática e também ampliando vagas e isso muito alegra todos nós do Ministério”, disse.

O objetivo do seminário, realizado pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), é fortalecer a política de Ensino em Tempo Integral na rede estadual e socializar experiências exitosas desenvolvidas no 1° ciclo de implementação do programa.

O Estado de Roraima vem avançando com a Política do Ensino em Tempo Integral. No mês passado, o governador Antonio Denarium sancionou a Lei Nº 2.218, que institui e regulamenta o ‘Programa Roraima Escola em Tempo Integral’ no Estado de Roraima. A legislação traz todas as diretrizes para a sua implantação.

A legislação estadual vem de encontro com a política nacional de educação. A Lei Federal Nº 14.640 de 31 de julho de 2023 instituiu o ‘Programa Escola em Tempo Integral’ no âmbito do Ministério da Educação.

A iniciativa do Governo Federal busca a permanência dos estudantes na escola oferecendo oportunidades para um desenvolvimento pleno e integral, com foco na equidade e qualidade do ensino. No formato tempo integral, existe a ampliação da jornada escolar que antes era de no mínimo quatro, para sete horas diárias ou 35 horas semanais.

Além da recente legislação estadual, o Governo de Roraima também ampliou o número de escolas que ofertam o Ensino em Tempo Integral. Agora, mais sete escolas estaduais indígenas passam a ofertar a modalidade de ensino contabilizando 20 escolas em todo Estado. Juntas, essas unidades atendem aproximadamente 2.600 estudantes. A inclusão das escolas indígenas no programa foi publicada por meio da Portaria Nº 395/SEED/GAB de 10 de junho de 2025.

“Além do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação, a expansão das escolas em tempo integral no estado de Roraima vem para o fortalecimento do ensino, da aprendizagem, de ampliação dos tempos dos espaços educativos dentro de uma perspectiva de educação integral em tempo integral”, disse Genilza Cunha, coordenadora do Programa das Escolas em Tempo Integral na Seed.

Como funciona a Escola em tempo Integral?

Na escola em Tempo Integral o estudante entra pela manhã para os estudos, recebe a merenda escolar, almoça na instituição e também recebe a merenda no horário vespertino, permanecendo sete horas diárias, contabilizando 35 horas semanais.

Na Educação em tempo Integral foi assegurado o cumprimento da carga horária de 2.400 horas na Formação Geral Básica para todos os alunos matriculados, bem como a garantia da carga horária necessária ao Itinerário de Formação Técnica e Profissional de acordo com o curso em execução para o aluno do Ensino Médio.

Neste formato de escola, além das disciplinas comuns tradicionais da Base Nacional Comum Curricular, existe a parte flexível do currículo, na qual os estudantes possuem as disciplinas “Eletivas” que apresentam conteúdos e atividades direcionadas ao esporte, lazer, cultura e outras atividades complementares ao currículo escolar, e o Projeto de Vida.

As eletivas possibilitam o aluno vivenciar experiências e habilidades, e os prepara para descobertas, aprofundando seu conhecimento e preparação para o mundo do trabalho. No Projeto de Vida, o estudante vai se autoconhecer e apontar suas perspectivas de vida, sonhos e metas, e todas essas atividades são realizadas com um amplo incentivo ao protagonismo juvenil.

FONTE/CRÉDITOS: SECOM RORAIMA
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)