Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Seminário dos 60 anos Missão Catrimani celebra história de fé, serviço e comunhão, reafirmando compromisso com povo Yanomami

Reunindo missionários, indigenas e apoiadores, o evento será um tempo de memória, reflexão e compromisso

Seminário dos 60 anos Missão Catrimani celebra história de fé, serviço e comunhão, reafirmando compromisso com povo Yanomami
Foto: Padre Bob Franks
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Refletir, estudar, fazer memória e manter viva as ações de proteção das 29 comunidades e seus mais de mil habitantes pertencentes à região Catrimani, na Terra Indígena Yanomami, são os objetivos do Seminário 60 anos da Missão Catrimani, a ser realizado nos dias 20 e 22 de outubro, no auditório da Diocese de Boa Vista.

Apesar de viverem em uma região de difícil acesso, os povos da demarcada e homologada Terra Indígena Yanomami enfrentam, historicamente, invasões desmedidas de garimpeiros sustentados por grandes empresários e políticos ávidos pelos recursos naturais do território e, portanto, contrários à existência indígena. A destruição do ambiente e as violências extremas desferidas àquelas pessoas chegam perto do extermínio Yanomami.

Na perspectiva de aplacar as dores e apoiar os indígenas em suas necessidades existenciais, os padres da Consolata, Bindo Maldolesi e Giovan Calleri, fundaram em 1965 a Missão Catrimani, instalando infraestruturas adequadas para atendimentos à saúde Yanomami, pois as doenças trazidas pelos invasores não eram conhecidas por eles e se espalhavam em epidemias. Também a educação e valorização cultural precisavam de amparo. Da mesma forma, a luta pela demarcação e proteção do território precisava de reforços e apoios. A TI foi homologada em 1992, mas a proteção, negligenciada pelo estado.

Tal cenário desolador que mereceu a atenção da Missão Catrimani, que nasceu à luz dos princípios do Concílio Vaticano II. Documento da Igreja que impulsionou a missionariedade redirecionando-a ao respeito e valorização de todas as culturas humanas. Por esse caminho, os Missionários da Consolata iniciam as obras em Catrimani e estabelecem um fecundo diálogo inter-religioso e intercultural, primando por uma nova presença junto aos povos indigenas da TI Yanomami.

Em todos esses anos vem caminhando orientada pelo “respeito ao equilíbrio sociocultural do povo Yanomami e acompanhando-o para adaptação às mudanças ambientais e sociais decorrentes de invasões externas, buscando minimizar traumas”, como descrito em suas diretrizes.

Para o Missionário Bob Franks, Imc, Missionário da Consolata e um dos organizadores do evento, o Seminário de 60 anos da Missão Catrimani pretende ser um momento comemorativo e “um tempo de memória, reflexão e compromisso, no qual queremos recordar o caminho percorrido, olhar com esperança os desafios do presente e discernir juntos o futuro da missão junto aos povos indígenas”.

Missionários e missionárias que fizeram parte desta caminhada, lideranças Yanomami e instituições e organizações parceiras que, ao longo das décadas, contribuíram para fortalecer a defesa da vida e da cultura dos povos originários deste territorio compartilharão suas experiências, ações e envolvimento no território Catrimani. “Para celebrar esta história de fé, serviço e comunhão, e reafirmar juntos o compromisso da Igreja com os povos indígenas de Roraima”, conclama Pe Bob.

FONTE/CRÉDITOS: Lígia Apel, Ascom Cimi Regional Norte I
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)