O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), inicia a oficina de manuseio e manutenção de ferramentas agrícolas no território Yanomami, um passo importante para o fortalecimento da agricultura sustentável e da segurança alimentar nas comunidades indígenas.
A iniciativa, executada pela Cesan (Coordenação Estadual da Política de Segurança Alimentar e Nutricional), visa oferecer suporte técnico e prático, incentivando a produção de alimentos saudáveis sem agrotóxico e promovendo a saúde das famílias indígenas. A oficina também apresenta novas técnicas de cultivo, aplicando a autonomia produtiva para ajudar na produção dos alimentos.
Nesta primeira etapa, os povos Sanöma, representados pela Associação Ypassali, receberam 276 kits de ferramentas agrícolas. Eles participaram da oficina ministrada pelo técnico agrônomo da Setrabes, Giuliano Capanema, que explicou como manusear os equipamentos agrícolas e a importância da manutenção preventiva, que é essencial para garantir maior eficiência no trabalho rural, prolongar a vida útil das ferramentas e melhorar os resultados das colheitas.
A ação é realizada em parceria com o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) por meio do convênio Federal, Associação Ypassali e a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) no apoio com o traslado e logística para o Território Yanomami.
Segundo o coordenador da Cesan, Junior Almeida, o Governo de Roraima segue avançando na entrega dos 582 kits previstos.
“A ação inclui capacitação para o manuseio dos equipamentos, promovendo independência e dignidade a comunidades que enfrentaram a desnutrição. De um total de 582 kits, a entrega está sendo realizada por etapas, conforme a logística aérea disponibilizada pela FUNAI, parceira essencial neste esforço para alcançar os povos indígenas”, disse.
A titular da Setrabes, Tânia Soares destacou que os kits de ferramentas agrícolas irão promover o desenvolvimento social e a qualidade de vida dos povos indígenas.
“Não é apenas sobre a entrega de equipamentos, é sobre a capacitação, autonomia e dignidade. Os indígenas que já enfrentaram desafios como a desnutrição, estão recebendo treinamento prático para utilizar essas ferramentas em seu dia a dia, fortalecendo a segurança alimentar e a sustentabilidade em suas comunidades.”, afirmou.
SEGURANÇA ALIMENTAR
O programa Planta Roraima tem como finalidade garantir às famílias acesso a alimentação saudável e ferramentas para produção de hortaliças. O projeto também busca estabelecer unidades de referência em agricultura urbana, promover integração social, trocas culturais e incentivar hortas comunitárias e quintais produtivos.
Comentários: