Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Teamarr e Bosque dos Papagaios inauguram placa de comunicação inclusiva em Boa Vista

Projeto desenvolvido com apoio da Assembleia Legislativa utiliza pictogramas e cores para facilitar a comunicação de pessoas atípicas.

Teamarr e Bosque dos Papagaios inauguram placa de comunicação inclusiva em Boa Vista
SupCom ALE-RR - Marley Lima
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), programa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), foi parceiro na inauguração da primeira placa de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) em espaço público de Boa Vista. A estrutura foi instalada na manhã desta quinta-feira (6), no Bosque dos Papagaios, e marcou avanços nas ações de inclusão e acessibilidade.

A placa apresenta imagens, pictogramas e fotografias que representam ações, sentimentos e elementos do local. As cores cumprem papéis específicos no processo comunicativo, em que o verde, por exemplo, indica verbos, enquanto o branco é utilizado para os animais do bosque. Essa organização visual facilita o entendimento e a expressão de pessoas que utilizam a comunicação alternativa.

A psicopedagoga do Teamarr, Ana Lídia Mendanha, informou como esse recurso facilita o processo de comunicação de crianças e adolescentes não verbais.

É a primeira placa de comunicação alternativa em espaço público de Boa Vista e o Teamarr trouxe beneficiários para demonstrar o uso na prática, garantindo que os profissionais do bosque saibam como interagir. É uma grande conquista para a inclusão em Roraima”, destacou.

A fonoaudióloga Eliana Rosado, parceira do Teamarr na criação da placa, explicou que o objetivo é tornar o ambiente mais acessível e inclusivo.

A comunicação aumentativa e alternativa reúne estratégias que permitem às pessoas com necessidades complexas expressarem sentimentos e desejos de forma eficaz. A placa foi planejada especialmente para o Bosque dos Papagaios, com pictogramas, fotos reais dos animais e cores que organizam visualmente as informações, o que torna a interação mais acessível e inclusiva”, explicou.

A inauguração da placa coincidiu com uma das atividades do projeto “Turistea”, também desenvolvido pelo Teamarr. O projeto promove passeios inclusivos em pontos turísticos e culturais de Roraima, estimulando a socialização e a autonomia de pessoas com autismo e seus familiares.

A vendedora Gessiane Sena participou do passeio com o filho Murilo, beneficiário do Teamarr, que já foi completamente não verbal. Ela contou que o filho tem apresentado avanços desde que iniciou acompanhamento no centro.

É bem legal. Como ele é não-verbal, ele consegue se expressar me puxando até o local que quer ir. A placa ajuda bastante, principalmente as crianças não verbais, porque nos permite entender o que querem ou o que está incomodando. Acho muito importante essa iniciativa”, afirmou a mãe.

O que é Teamarr

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) é um programa vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima, presidido pela deputada Angela Águida Portella (Progressistas). O espaço oferece atendimento pedagógico, psicológico, social e terapêutico, além de realizar ações de conscientização e integração entre escola, família e comunidade.

Os serviços do Teamarr são gratuitos. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Santos Dumont, nº 1.193, bairro São Francisco.

FONTE/CRÉDITOS: SupCom ALE-RR - Anderson Caldas
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)