O Grupo de Habilidades Sociais e Emocionais, do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), se reuniu com pais e responsáveis de crianças e adolescentes atendidos pela unidade, na tarde da última quarta-feira (30), para tratar das atividades do segundo semestre de 2025, que retomaram recentemente após o recesso do meio do ano.
Além de detalhar a programação para os próximos meses, o encontro estreitou ainda mais os laços entre a equipe do Teamarr e os familiares assistidos pelo programa permanente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).
Entre as ações previstas estão passeios em pontos turísticos do estado, com o projeto Turistea; atividades culturais, incluindo sessões de cinema a céu aberto; além de orientações relacionadas ao cotidiano das crianças e adolescentes, estimulando o convívio e a responsabilidade social.
A deputada Angela Águida Portella (PP), presidente do Programa de Atendimento Comunitário, que abrange o Teamarr, ressaltou a importância de momentos como este para o desenvolvimento dos meninos e meninas atendidos pela instituição.
“É uma forma de falar a mesma linguagem e conhecer melhor as necessidades desse público que participa das atividades, além de oferecer as melhores condições para que possam evoluir”, disse.
Conforme a parlamentar, o cuidado precisa ser contínuo e cada um tem que fazer a sua parte. “É um trabalho integrado. Fazemos o atendimento, emitimos relatórios, fazemos encaminhamentos, oferecemos capacitações, convocamos os pais para conversar sobre a evolução dos filhos ou alguma dificuldade que eles estejam enfrentando. É um aprendizado diário junto com as famílias”, completou.
Mudanças de comportamento
A dona de casa Andreia Luz é mãe do adolescente Agnaldo Neto, de 13 anos, que participa do Grupo de Habilidades e faz acompanhamento psicológico há pelo menos um ano. Ela comentou a respeito da evolução do filho e a forma como o Teamarr tem o ajudado a desenvolver habilidades sociais, comunicativas e comportamentais.
“Ele passou a interagir com as pessoas que encontrava, antes só passava de cabeça baixa. Melhorou o contato físico também e eu espero que essa evolução seja contínua. É maravilhoso ele estar aqui. As mudanças de comportamento ajudaram a alterar também nossa rotina diária, que antes era muito cansativa”, comemorou Andreia.
Grupo de Habilidades Sociais e Emocionais
Desenvolvido por profissionais da Psicologia e Psicopedagogia do Teamarr, o Grupo de Habilidades Sociais e Emocionais, iniciado em meados de 2024, busca promover a comunicação, interação social e independência de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Comentários: