Neste domingo (29), fiéis participaram da tradicional procissão fluvial em honra a São Pedro. A procissão teve início no Mirante e seguiu até Porto Marina Meu Caso, pelas águas do Rio Branco.
A imagem de São Pedro navegou em frente à cidade de Boa Vista, abençoando a população roraimense. São Pedro é considerado o primeiro Papa da igreja católica e é conhecido como padroeiro dos pescadores.
O Vigário Geral, padre Josimar Lobo, destaca a presença significativas dos devotos. “muitos devotos estavam aguardando ansiosos, com alegria, com cantos, louvando e bem dizendo. Isso é muito bonito, ver o povo de Deus que mantém uma fé, mantém uma tradição, mantém uma cultura” afirmou o sacerdote.
A devota Cynara Freitas compartilhou o que a motiva a estar presente todos os anos nessa celebração. “é um movimento muito bonito, a gente se sente muito renovado de todos os anos participar e colaborar. Renova a nossa fé.”
Para Sebastião Magalhães, o momento é marcado pela espiritualidade. “uma fé individual, e também uma fé muito forte, é uma tradição da minha família. Então, posso usar essa palavra para representar esse momento, de vir todo ano comemorar a solenidade de São Pedro”
Esta tradição, de fato, é passada de geração em geração, como partilha, Jeana Paixão. “eu venho na procissão desde criança, é uma tradição que a gente traz de família e ela tem que continuar. É uma tradição familiar que ela deve ser mantida e cultivada para as próximas gerações”
Após a procissão fluvial, a programação seguiu com a procissão terrestre, que conduziu as imagens de São Pedro e São Paulo por algumas ruas do bairro são Pedro, em Boa Vista. Ao final da procissão, ocorreu a celebração eucarística, presidida pelo Vigário Episcopal, Padre Celso Putkammer, e concelebrada pelos padres Josimar Lobo, pároco da comunidade, e Giorgio Dal Bem.
Celebrações como esta reforçam a identidade cultural e religiosa do povo roraimense, unindo fé e tradição.
Comentários: