Com o fim do recesso do Judiciário, uma alta procura por atendimento foi registrada nesta quarta-feira (7), nas unidades da Defensoria Pública do Estado (DPE-RR). Voltaram a funcionar normalmente os serviços nas áreas de família, criminal, juizado e demais áreas da instituição.
A DPE-RR realiza orientação jurídica e atendimento jurídico gratuito. Para receber atendimento online, a população pode entrar em contato pelo WhatsApp D.I.V.A 95 2121-0264. O horário de funcionamento é das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.
A expectativa para este ano é positiva, segundo o subdefensor Natanael, com a recente chegada de quatro novos defensores públicos. O reforço no quadro, conforme ele, trará mais agilidade aos atendimentos e vai ajudar a suprir carências existentes.
“Acreditamos que será um ano muito promissor. Com a contratação de mais quatro defensores públicos, esperamos dar ainda mais agilidade aos atendimentos prestados pela instituição”, destaca o defensor.
A retomada dos atendimentos já reflete diretamente na vida dos assistidos. A pescadora Eliza Gadeira Monteiro, de 52 anos, procurou a unidade do Centro de Boa Vista da Defensoria para regularizar a guarda compartilhada do filho, antes dela iniciar o tratamento contra o câncer fora do estado.
Ela destacou a importância do serviço gratuito. “É muito bom, porque agiliza bastante os documentos de que precisamos. Aqui conseguimos resolver muitas situações”, afirmou.
Enquanto Gabriela Bolívar, de 26 anos, também buscou atendimento para obter uma autorização de viagem internacional para a filha. Já assistida anteriormente pela instituição, ela elogiou o trabalho desenvolvido. “Eles trabalham com muita dedicação, são muito profissionais e o atendimento é rápido”, disse.
Atendimentos Criminais
Na área criminal, os atendimentos também foram retomados. De acordo com o defensor público Ronnie Garcia, o atendimento contempla tanto pessoas que respondem a processos criminais quanto familiares de detentos e cidadãos que buscam orientações sobre acordos de não persecução penal.
Ainda segundo Garcia, a programação do Centro de Apoio Criminal para este ano inclui a realização de mutirões de atendimento nas unidades prisionais, como a Penitenciária Agrícola, Cadeia Pública, Cadeia Feminina e Rorainópolis. A iniciativa busca ampliar o acesso à defesa técnica e garantir a assistência jurídica às pessoas privadas de liberdade.
Atendimentos
Na capital a unidade Cível fica localizada na Avenida Sebastião Diniz, nº 1165, Centro, já a unidade criminal está localizada na Rua Soldado PM Arineu Ferreira Lima, nº 1415, Caranã.
No interior, a Defensoria está presente nos municípios de Alto Alegre, Bonfim, Caracaraí, Cantá, Iracema, Mucajaí, São Luiz, Pacaraima e Rorainópolis.
Comentários: