Na última semana, o Governo de Roraima reinaugurou a 66ª escola da rede estadual de ensino. Desta vez, a beneficiada foi a comunidade indígena Contão, localizada em Pacaraima, que recebeu a Escola Estadual Indígena José Marcolino completamente reformada após 80 anos sem qualquer reparo na estrutura física.
Diversas autoridades prestigiaram o evento como o governador de Roraima Anotonio Denarium, o vice-governador Edilson Damião, o senador Mecias de Jesus, os deputados estaduais Marcos Jorge, Catarina Guerra e Tayla Peres, além dos deputados federais Stelio Denner e Zé Haroldo e Jonas Marcolino, filho do patrono da escola, José Marcolino, o primeiro professor da unidade de ensino.
"Mais uma ação do Governo do Estado através da Secretaria de Educação. Inauguramos hoje mais uma escola estadual aqui na comunidade indígena do Contão, município de Pacaraima. Fizemos várias entregas aqui hoje, além do Fardamento Escolar. Entregamos também a Rede do Bem, casas de farinha, visitamos agricultura familiar e agora nós vamos inaugurar o Centro Sociocultural aqui da Comunidade do Contão, que é mais uma obra, mais um trabalho do Governo do Estado", destacou o governador Denarium.
Na solenidade, o governador também anunciou a reforma completa da Escola Estadual Indígena Gustavo Alfredo, na comunidade indígena Araçá da Serra, uma reivindicação antiga da comunidade.
Sobre a reforma
A Escola Estadual Indígena José Marcolino recebeu reparos na parte elétrica e hidráulica, pintura geral, e a construção de nove salas de aulas, salas administrativas e pedagógicas, laboratório de informática, refeitório e quadra poliesportiva. Um investimento na ordem de R$ 6,5 milhões com recursos do Tesouro Estadual.
A reforma da unidade de ensino fortalece o trabalho pedagógico realizado na escola que atende hoje 403 estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA Educação de Jovens e Adultos, e recentemente a escola foi incluída no Programa Roraima Escola em Tempo Integral, passando a ser uma escola na modalidade integral.
"Com imensa alegria e grande satisfação, depois de vários anos esperando essa reforma, depois de muitas lutas, reivindicações, solicitações, nós agradecemos primeiramente a Deus, segundo o governador Antonio Denarium e o secretário Mikael que nos atendeu. Hoje a gente recebe a escola toda reformada, com mobílias novas, salas climatizadas, merenda de qualidade, uma quadra reformada, então a gente está muito feliz por isso. Com certeza a estrutura da escola revitalizada vai melhorar a qualidade de ensino de cada aluno nosso", disse Adine Ramos, professora da Sala de Recursos Multifuncional.
Governo inicia entrega de fardamento escolar
Além da reforma da escola, o Governo de Roraima começou a distribuição de fardamento escolar. Os primeiros estudantes contemplados foram da Escola Estadual José Marcolino. Cada aluno recebeu um kit completo composto por uma calça, uma bermuda, uma camisa manga curta, uma camiseta regata e um par de tênis.
"Estamos entregando a escola aqui no Contão, uma das escolas que tem o maior número de alunos indígenas. A escola está sendo entregue reformada, com forro de acartonado, porcelanato, ar-condicionado, sala dos professores, biblioteca, incluindo a quadra. E com uma novidade muito carinhosa, que é a entrega do fardamento escolar para toda a nossa rede, começamos aqui por Pacaraima, amanhã estaremos no Uiramutã. A partir de agora os pais não vão precisar mais se preocupar com os fardamentos", destacou Mikael Cury-Rad, secretário de Educação e Desporto.
Além da José Marcolino, os estudantes da Escola Estadual Indígena Siminiyo, na comunidade indígena Cantagalo também receberam uniformes. Foram entregues 114 kits de fardamentos.
Os uniformes escolares serão distribuídos para todos os 79.189 estudantes das 370 escolas da rede estadual de ensino.
Um investimento na ordem de R$ 16 milhões com recursos do Tesouro Estadual, com objetivo de promover a autoestima do estudante, o senso de pertencimento à escola e com isso, a valorização da educação. Os alunos, aprovaram.
"Gostei muito, e achei lindo, muito bonito", disse Alexis da Silva Chung, estudante do 5° ano da Escola José Marcolino.
Comentários: