A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) concluiu a modernização e ampliação da bancada de aferição de hidrômetros, aumentando a capacidade operacional e garantindo mais precisão, confiabilidade e transparência nos serviços prestados.
Entre as melhorias estão a individualização das tubulações, a substituição de medidores, a instalação de componentes em aço inoxidável e adoção de software para registro e rastreabilidade das medições, além da aquisição de novos computadores para emissão de relatórios.
Segundo o diretor Comercial e do Interior, Cícero Batista, o investimento fortalece a eficiência dos serviços e a relação com o consumidor. “A bancada permite verificar hidrômetros em uso e também aqueles contestados pelos clientes”, afirmou.
Todo o processo segue as normas do Inmetro e é certificado pelo Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima), órgão responsável por garantir a segurança e a conformidade técnica no Estado.
A gerente de Verificação Metrológica do Ipem-RR, Denise Marina, destacou a importância da modernização. “Após a calibração, o Ipem verifica se a bancada atende às normas e emite a certificação. Isso garante a confiabilidade das medições e dá segurança tanto à empresa quanto ao consumidor”, explicou.
O serviço de aferição está disponível na capital e no interior. Em caso de dúvida sobre o consumo, o cliente pode solicitar a verificação do hidrômetro. Se for constatada alguma falha, a substituição é realizada sem cobrança pelo serviço.
Comentários: