Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Roraima alinha ações com Exército Brasileiro diante do cenário na Venezuela

A reunião marcou ainda a primeira visita institucional de 2026 do comandante do CMA ao Governo de Roraima.

Roraima alinha ações com Exército Brasileiro diante do cenário na Venezuela
Arthur Farias
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governador de Roraima, Antonio Denarium, reuniu-se na última segunda-feira, 5, com o comandante do CMA (Comando Militar da Amazônia), general de Exército Viana Filho, para alinhar medidas estratégicas de segurança diante do cenário de instabilidade na Venezuela, país que faz fronteira com o Estado.

O encontro ocorreu no PSHC (Palácio Senador Hélio Campos) e teve como foco o fortalecimento da integração entre as forças estaduais de segurança e o Exército Brasileiro, especialmente no acompanhamento e monitoramento da faixa de fronteira.

“É muito importante o relacionamento do Governo do Estado com o Exército, especialmente no trabalho de acompanhar e monitorar a fronteira. As forças de segurança estaduais atuam em harmonia com o Exército, acompanhando toda a movimentação na região. Torcemos para que esse impasse se resolva o mais rápido possível e seguimos trabalhando pelo bem da nossa população e de todos aqueles que procuram Roraima para viver”, destacou o governador Antonio Denarium.

O general Viana Filho ressaltou que a visita faz parte de uma agenda institucional de rotina e avaliou positivamente o cenário observado na fronteira.

“Quero agradecer ao governador e à equipe pela recepção. Estamos visitando a 1ª Brigada e aproveitamos para conhecer o pelotão de fronteira em Pacaraima, onde constatamos situação de normalidade. A integração entre as forças de segurança e o Exército gera tranquilidade, com fluxo migratório dentro da normalidade”, afirmou.

A reunião marcou ainda a primeira visita institucional de 2026 do comandante do CMA ao Governo de Roraima. Participaram do encontro o vice-governador Edilson Damião, o comandante do Exército em Roraima, general de brigada Roberto Pereira Angrizani e o chefe da Operação Acolhida, general Santos, além de representantes da cúpula da segurança pública estadual.

Estiveram presentes gestores da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), PCRR (Polícia Civil de Roraima), PMRR (Polícia Militar de Roraima), CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito). Durante o encontro, as autoridades reafirmaram o compromisso de ampliar ações de inteligência e monitoramento preventivo.

O subcomandante-geral da PMRR, coronel Izael Salazar, destacou o reforço do policiamento ostensivo na região de fronteira.

“A atuação da Polícia Militar é complementar à do Exército Brasileiro. Nossa atribuição é garantir a manutenção da ordem pública. O policiamento segue reforçado, especialmente em Pacaraima, para assegurar segurança e tranquilidade à população”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros Militar também intensificou a presença na região. A 3ª Companhia de Combate a Incêndio foi designada para reforçar as ações em Pacaraima.

“Estamos preparados para atuar de forma integrada, seja em combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar ou busca e salvamento. O Corpo de Bombeiros está pronto para responder a qualquer necessidade”, destacou o subcomandante do CBMRR, coronel Gewrly Batista Melo.

Governo apresenta dados sobre avanços na segurança em Roraima

Durante a reunião, o Governo do Estado apresentou dados que apontam avanços econômicos e sociais em Roraima, como o aumento do número de empregos com carteira assinada, o fortalecimento da agricultura familiar e indígena e o controle do sistema prisional.

O secretário da Sejuc, Hércules Pereira, ressaltou o trabalho preventivo realizado nas unidades prisionais.

“Cerca de 10% da população prisional do Estado é composta por reeducandos de nacionalidade venezuelana. Diante do cenário externo, mantemos contato permanente com os órgãos de inteligência para garantir a paz dentro das unidades e evitar qualquer influência externa que possa gerar riscos à sociedade”, explicou.

A delegada-geral da PCRR, Darlinda de Moura Viana, reforçou que o monitoramento é contínuo.

“Acompanhamos toda a movimentação por meio das equipes de inteligência, com foco na repressão a crimes. As equipes estão orientadas a agir diante de qualquer alteração de comportamento, mas o cenário segue dentro da normalidade”, afirmou.

Já o secretário adjunto da Segurança Pública, Ellan Wagner Oliveira de Souza, destacou a atuação integrada.

“Cada instituição possui seu núcleo de inteligência, e a Sesp acompanha as informações de forma permanente. O objetivo é antecipar cenários e adotar as melhores decisões para garantir a segurança do Estado”, concluiu.

FONTE/CRÉDITOS: SECOM RORAIMA - Lidiane Oliveira
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)